Hogwarts
A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ou simplesmente Hogwarts, é um internato de magia para feiticeiros e bruxas britânicos com idades entre onze e dezassete anos. É onde se passa principalmente os primeiros seis livros da série Harry Potter, de J. K. Rowling, cada livro equivalendo a um ano letivo. A batalha climática do livro e da série, ocorre em Hogwarts.
A Escola de Hogwarts é abrigada pelo Castelo de Hogwarts, um grande castelo localizado num local desconhecido na Escócia, próximo da vila de feiticeiros de Hogsmeade. O castelo possui terrenos extensos onde se encontra um lago, uma floresta densa, várias estufas e um estádio de Quiditch. O castelo também tem um corujal, que moram todas as corujas da escola e dos alunos. As três torres mais altas são a Torre de Astronomia, a Torre de Griffindor e a Torre de Ravenclaw. Há 142 lances de escada, no castelo, que foi construído em enormes rochas sobre o lago. O castelo é conhecido pelas muitas mudanças que sofreu na sua estrutura ao passar dos anos, assim como se reconstruir depois da Batalha de Hogwarts. O brasão de Hogwarts mostra o animal símbolo de cada casa e as cores da mesma. São eles, em sentido horário do superior à esquerda: o leão da Grinffindor, a cobra da Slitherin, a águia da Ravenclaw e a doninha de Hufflepuff. Algumas salas da escola tendem a mover-se, assim como os degraus da Grande Escadaria. Albus Dumbledore afirmou uma vez que não conhecia todos os segredos do castelo, já que o local testemunhou séculos de magia antiga.A escola tem uma quantidade considerável de feitiços e encantamentos ao seu redor para que não seja possível de ser encontrada por um Muggle. Certas pessoas não podem ver a escola, eles veem apenas ruínas e vários sinais de aviso e proibida a passagem. A eletricidade e dispositivos eletrônicos não funcionam em Hogwarts. Os rádios, porém, são uma exceção. J. K. Rowling explica o fato dizendo que os rádios em Hogwarts não são alimentado com eletricidade, e sim por magia.
Hogwarts foi fundada por volta de 993 d.C. por dois feiticeiros, Godrick Griffindor e Salazar Slitherin, e duas bruxas, Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw. Cada um deles tinha uma personalidade que queriam nos novos alunos. No entanto, pouco depois da escola ser fundada, Salazar discutiu com os outros fundadores a respeito da pureza de sangue. Salazar quis admitir apenas os alunos de puro sangue, enquanto os outros três fundadores discordaram. Salazar deixou a escola logo depois de construir em segredo a Câmara Secreta. Quando o seu verdadeiro herdeiro, o Herdeiro de Slitherin, voltasse à escola, ele ou ela seria capaz de abrir a Câmara e libertar o monstro que lá havia em função de purificar a escola de todos os alunos filhos de muggles.